Para
enriquecermos o componente curricular de Matemática nada melhor do que brincar.
Assim foi com o Jogo dos Pratinhos, trabalhando conceitos de mais e menos/muito
e pouco/ cheio e vazio. A diversão foi contagiante.
Olá, Professora Marinilza, boa tarde! gostaria de conhecer um pouco mais sobre a sua experiência com o jogo dos pratinhos. Meu nome é Francisco Régis e sou aluno de pós-graduação em Educação Matemática, na Universidade de Brasília. Gostaria muito de obter um relato sobre as possibilidades do jogo dos pratinhos em sala de aula... Obrigado, Francisco Régis. (regisimagem@gmail.com)
Olá Francisco... Me desculpe, somente hoje vi seu comentário no blog. Além dos conceitos matemáticos, citados no blog, este jogo permite várias situações de interação e percepção: reconhecer pequenas quantidades,, comparar quantidades, associar um número à quantidade que o representa. Jogamos várias vezes durante o semestre e em cada uma delas tenho um propósito: aprender as regras, registro com desenho, roda de conversa sobre o jogo, registro de números.Depois de 5 ou 6 vezes que jogamos faço um texto coletivo sobre o jogo onde as crianças vão dizendo como jogar, o que aprenderam e o que acham do jogo.
2 comentários:
Olá, Professora Marinilza, boa tarde! gostaria de conhecer um pouco mais sobre a sua experiência com o jogo dos pratinhos. Meu nome é Francisco Régis e sou aluno de pós-graduação em Educação Matemática, na Universidade de Brasília. Gostaria muito de obter um relato sobre as possibilidades do jogo dos pratinhos em sala de aula... Obrigado, Francisco Régis. (regisimagem@gmail.com)
Olá Francisco...
Me desculpe, somente hoje vi seu comentário no blog. Além dos conceitos matemáticos, citados no blog, este jogo permite várias situações de interação e percepção: reconhecer pequenas quantidades,, comparar quantidades, associar um número à quantidade que o representa. Jogamos várias vezes durante o semestre e em cada uma delas tenho um propósito: aprender as regras, registro com desenho, roda de conversa sobre o jogo, registro de números.Depois de 5 ou 6 vezes que jogamos faço um texto coletivo sobre o jogo onde as crianças vão dizendo como jogar, o que aprenderam e o que acham do jogo.
Postar um comentário